Nossa Equipe

Conheça

professora-de-danca-patricia-adas-picinato

Patrícia Adas Picinato

ícone verde para simbolizar uma mulher

Proprietária e Diretora

     Patrícia Adas Picinato é educadora e professora.  Formada em Dança (Bacharelado e Licenciatura) pela UNICAMP, fez cursos de pós-graduação no IA (Instituto de Artes) na mesma Universidade. Tem formação em Metodologia de Ensino de Ballet pela NBC – 1º e 2º ano (Escuela Nacional de Ballet de la República de Cuba), com Ramona de Sáa Bello; em Psicoballet, níveis I e II, com Georgina Fariñas Garcia; em Reeducação do Movimento, pela Escola do Movimento Ivaldo Bertazzo.

    Frequentou cursos de Teorias e práticas para o ensino da dança, com Esmeralda Gazal, Lab Laban e Linguagem da dança, com Isabel Marques, Coordenação motora: Bebê e criança, na Escola do Movimento Ivaldo Bertazzo, Organização e Método de Ensino para Ballet, Unidança, com Vera Aragão, Dança Criativa, Unidança, com Ângela Ferreira; Danças Folclóricas Chinesas, Universidade das Minorias Chineses, Pequim (China), Gênese da Psicomotricidade, com Maria Beatriz Loureiro, Música, Movimento e a Criança, com Hélio Barbosa, Dança Educação Física, com Edson Claro.

      Participou de Congressos e Seminários. Entre eles: “8º Congresso Internacional de Jazz” – Indaiatuba/SP, “I Simpósio Internacional de Imagem Corporal & Congresso Brasileiro de Imagem Corporal”,  UNICAMP, Campinas/SP, “I Congresso Sobre o Ensino das Artes na Universidade” – Epistemologia e Profissionalização, USP São Paulo/SP, II Congresso Brasileiro de Dança e Educação Física, USP São Paulo/SP; “Seminário 1, 2 3 e Já! Criança pinta, borda e dança” – 35o Festival de Dança de Joinville/SC);

     Formou-se em ballet clássico pela Stylus, com Regina P. Menezes e em piano erudito, com Anna Cecília P. Muller Corrêa. Fez aulas, workshops e cursos com profissionais renomados. Entre eles: Ana Galvão, Ann Marie Hancock (EUA), Ângela Nolf, Antônio Nóbrega, Eugenia Cassini Ropa (Itália), Fernando Fabri, Georgia L. Snole (EUA), Henrique Camargo, Holly Cravell, Hope Theodoras (EUA), Jorge Peña, Kick Homeijer (Holanda), Lori Belilove (EUA), Mackie Sutton (EUA), Marília de Andrade,Moscelyne Larkin (EUA), entre outros.

     Grupos de estudo com Kleber Parada (Capacidades físicas) e Anita Adas (O Papel da Escola, Papel do Educador, Processo de Ensino e Aprendizagem, Aluno: sujeito afetivo, emocional, cognitivo, social e cultural e Clima da sala de aula: de quem é a responsabilidade?).

    Atualmente ministra cursos de capacitação para professores, é diretora e sócia proprietária do Ateliê Movimento e Expressão.

     Patrícia Adas Picinato é educadora e professora. Formada em Dança (Bacharelado e Licenciatura) pela UNICAMP, fez cursos de pós-graduação no IA (Instituto de Artes) na mesma Universidade. Tem formação em Metodologia de Ensino de Ballet pela NBC – 1º e 2º ano (Escuela Nacional de Ballet de la República de Cuba), com Ramona de Sáa Bello; em Psicoballet, níveis I e II, com Georgina Fariñas Garcia; em Reeducação do Movimento, pela Escola do Movimento Ivaldo Bertazzo. Formou-se em ballet clássico pela Stylus, com Regina P. Menezes e em piano erudito, com Anna Cecília P. Muller Corrêa.

     Frequentou cursos de Teorias e práticas para o ensino da dança, com Esmeralda Gazal, Lab Laban e Linguagem da dança, com Isabel Marques, Coordenação motora: Bebê e criança, na Escola do Movimento Ivaldo Bertazzo, Organização e Método de Ensino para Ballet, Universidade Livre da Dança, Vera Aragão, Dança Criativa, Universidade Livre da Dança, Angela Ferreira; Gênese da Psicomotricidade, com Maria Beatriz Loureiro, Música, Movimento e a Criança, com Hélio Barbosa, Dança Educação Física, com Edson Claro.

        Participou de congressos, seminários, workshops e grupos de estudo na área de consciência corporal, dança e educação. Fez aula com profissionais renomados entre eles: Ballet clássico: Angela Nolf, Ann Marie Hancock (EUA), Fernando Fabri, Henrique Camargo, Hope Theodoras (EUA), Jorge Peña, Moscelyne Larkin (EUA); Dança Contemporânea e Dança Moderna: Ana Galvão, Eusébio Lobo, Holly Cravell, Isabel Marques, Lori Belilove (EUA), Mackie Sutton (EUA), Marília de Andrade, Patrícia Noronha; Jazz: Mônica Brandão, Renata Mattos; Dança à Caráter com Georgia L. Snole (EUA); Flamenco com Sueli Soriano; Danças Folclóricas Chinesas: Universidade das Minorias em Pequim (China); Consciência Corporal: entre outros.

       Grupos de estudo com Kleber Parada (Capacidades físicas) e Anita Adas (O Papel da Escola, Papel do Educador, Processo de Ensino e Aprendizagem, Aluno: sujeito afetivo, emocional, cognitivo, social e cultural e Clima da sala de aula: de quem é a responsabilidade?). 

       Atualmente ministra cursos de capacitação para professores, é diretora e sócia proprietária do Ateliê Movimento e Expressão.