Curso

Ballet Clássico

Ballet Clássico

     A palavra ballet se originou da palavra em italiano ballare, que significa dançar. A movimentação graciosa dos braços, pernas, tronco e os movimentos de pés e pernas caracterizavam os “Ballets da Corte” (Ballet de Cour) nascido na Itália há mais de 500 anos. Em 1533 Henrique II casou-se com Catarina de Médici e ela se tornou rainha da França. Com a sua chegada ao novo país ela introduziu esse tipo de espetáculo na corte francesa com grande sucesso. Porém, o ballet atingiu o auge de sua popularidade através do Rei Luiz XIV.

     A vontade de mobilizar o movimento em regras de beleza formal é caracterizada pela abertura da primeira academia de dança em 1661 – “Academia Real de Dança” – onde foram criadas, pelo professor Pierre Beachumps as primeiras 5 posições básicas dos pés.

     A prática do ballet clássico desenvolve e melhora a postura, a consciência corporal, a disciplina. Fortalece o corpo e ao mesmo tempo trabalha a beleza, a graça e o refinamento do gesto.

ballet destaque ateliê movimento e expressão

“É a arte de transmitir, pela expressão verdadeira dos movimentos, dos gestos e da fisionomia, nossos sentimentos e nossas paixões à alma dos espectadores.”

– Jean-Georges Noverre